Compras sem erro: investindo em peças para sempre
Tempo de leitura deste conteúdo: 7 min • Ver outros capítulos →Quando falamos de armário cápsula, Guarda-roupa Inteligente ou de editar looks, sempre pensamos que não temos uma peça ou outra que ficaria perfeita em uma produção. Acontece que nem sempre precisamos comprar tudo novo (quase nunca), mas uma peça ou outra pode ser uma boa adição ao seu acervo. Neste capítulo, a gente te conta como comprar melhor e investir em qualidade.
Nosso estilo está sempre recebendo novas influências e se transformando, dia após dia. Nada mais natural do que querer comprar um vestido novo ou uma camisa com uma modelagem diferente, que se encaixa melhor nas demandas do seu dia ou na sua rotina. As compras também são uma ótima chance de substituir peças queridinhas que já cumpriram sua função, como aquela blusa que foi usada infinitas vezes e que agora, já não faz mais bonito.
Na hora de comprar, é importante ter em mente exatamente o que se quer. É você quem precisa definir quanto quer gastar, o que é caro, o que é barato e como selecionar o que é de qualidade.
Antes de visitar lojas ou abrir seu site favorito, tenha um olhar atento ao que possui (para não cair em tentação de comprar mais uma camiseta listrada quando você já tem, pelo menos, outras três muito parecidas), as cores predominantes e as modelagens mais comuns. Assim, dá para direcionar bem o que é necessidade e o que é desejo de consumo. Uma lista, por escrito mesmo, pode parecer bobo mas ajuda muito a manter o foco.
Olhar a etiqueta (ou a descrição da peça quando a pesquisa é online) também contribui para acertar. Saber o tecido – e se ele é uma boa escolha para sua necessidade – e os cuidados com a peça – e se eles se encaixam na sua rotina – é importante como fator de decisão.
Vale também já imaginar os usos, se a peça vai ser para trabalhar, para uma festa, para uma viagem. Tudo isso guia também para as melhores escolhas de modelagem, facilitando outras etapas, como a combinação com as peças que você já tem.
→ Compras sem erro? A nossa estilista Sandra Kanayama conta todas as dicas para acertar em cada detalhe. Inscreva-se no SegredoSK clicando aqui.
Se o seu objetivo é construir, aos poucos, um guarda-roupa clássico, nós temos aqui algumas sugestões que podem te ajudar. Selecionamos peças que podem não cobrir todas as suas necessidades de dress code ou mesmo de quantidade, mas com certeza é um ótimo começo. Olha só:
Camisa (em diferentes versões)
Uma peça clássica que pode ganhar diferentes propostas de acordo com os detalhes.
A camisa Martha possui gola coreana, o que garante um toque de personalidade quando usada por debaixo de suéteres ou em outras sobreposições. Já a camisa Denise de seda possui o refinamento e a transparência do tecido como forma de se diferenciar. Cabe bem em combinações formais e informais. A versão listrada é perfeita para o trabalho, seja no escritório ou para o home-office.
Calça pantalona
A calça pantalona é ótima para produções modernas e elegantes. Veste bem mulheres altas (ou que querem criar essa impressão) e também transita muito bem entre o formal e o final de semana. Nós temos na versão azul e preta, no tecido lã fria.
Cocktail dress
Há ocasiões que um cocktail dress é tudo que você precisa. Seja porque é o dress code pedido, seja porque você sabe que é uma peça que te veste bem em qualquer situação. Este é o vestido Vera, nossa modelagem queridinha. Com decote canoa, mangas (ou não) e saia tipo godê é a silhueta que veste diferentes corpos e te deixa elegante em todas elas. E nada melhor do que estar #semprepronta.
Texto de Paola Marques